O trabalho dos comunicadores está ficando cada dia mais complexo por conta das redes sociais e o perfil de seus usuários. Um estudo lançado nesta semana pela Oxygen Media and Lightspeed Research ganhou espaço em grandes veículos como a Time. Desenvolvido a partir de pesquisa junto ao público feminino na faixa dos 18 aos 34 anos, identificou que as usuárias são viciadas em Facebook. Além de coisa “triviais” como olhar o Facebook antes de escovar os dentes pela manhã ou ir ao banheiro, alguns resultados são bem interessantes:
- 21% das mulheres entrevistadas checam o Facebook no meio da noite
- 63% usam o Facebook como ferramenta de relacionamento
- 42% pensam ser OK publicar fotos próprias se apresentando intoxicadas
- 79% acham normal beijar nas fotos
- 50% estão bem em serem amigas de Facebook com pessoas completamente desconhecidas
As principais questões são qual o tempo dedicado a outras atividades literárias e culturais e como a privacidade se encaixa neste perfil de usuários. Na área de comunicação, fica claro que o desafio é conseguir obter espaço dentro das redes sociais para poder transmitir informações a esta faixa de público.