O V Encontro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras – CECIEx, ocorrido no final de agosto/2013, foi um grande sucesso de público e conteúdo. Contou com a presença de 270 pessoas ligadas aos negócios de importação e importação tais como indústrias de todos os portes, câmaras de comércio, comerciais importadoras e exportadores e prestadores de serviços diversos do setor.
O evento teve no período da manhã as discussões sobre os desafios para o crescimento das atividades de exportação e importação nacionais, com a participação de representantes do CECIEx, da ApexBrasil, MDIC, AEB, Funcex, entre outros. O período da tarde foi dedicado para as rodadas de negócios promovidas pelo Brasil Trade Guide, ligado à ApexBrasil. Confira o programa completo clicando aqui.
Principais pontos discutidos e destaques, por ordem cronológica:
- Roberto Ticoulat, presidente do CECIEx abriu o evento destacando a importância da internacionalização das MPMEs na economia do País, desafios para melhorar a estrutura de comércio exterior e a relevância da Associação Comercial de São Paulo, ApexBrasil e câmaras de comércio no fomento da atividade.
- Juarez Leal, da ApexBrasil, destacou a estratégia de avaliação dos mercados internacionais na promoção das exportações brasileiras. O estudo Mercados Estratégicos traz diversas análises com as possibilidades de desenvolvimento de negócios nos mercados mundiais. Está disponível online neste link.
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Ivan Oliveira, IPEA: Brasil é muito protecionista, deve trabalhar no sentido de ampliar as negociações bilaterais, ampliando as perspectivas de desenvolvimento de negócios que perduram no longo prazo.
- Ivan Tiago Machado Oliveira, Coordenador de Estudos em Relações Internacionais do IPEA: O Brasil sempre muito reativo nas negociações internacionais. Em diversas situações a oportunidade de crescimento dos negócios ocorre a partir de demandas e conflitos externos e não de prospecção que parte dos executivos brasileiros.
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Andoni Hernandez Bengoa, advogado, sócio do escritório no Brasil da Cuatrecasas, Gonçalves Pereira, destacou os desafios de proteção de investimento e necessidade de acordos evitando bitributação.
- Juarez Leal: É preciso que alguns setores busquem a modernização e a inovação, e não apenas a desoneração. Juarez destacou que a participação dos empresários nacionais nos mercados externos deve levar em conta a necessidade de serem competitivos adequando os processos produtivos, aumentando a eficiência de processos, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos produtos.
- Tiago Terra, coordenador da unidade de competitividade do Projeto Extensão Industrial Exportadora: a ApexBrasil organiza missões comerciais para levar as empresas nacionais ao exterior, mesmo que ainda não seja exportadora. Esta atividade amplia as perspectivas de exportação para os empresários nacionais.
- Rodrigo Branco, Funcex: Empresas comerciais exportadoras são responsáveis por cerca de 10% exportações totais brasileiras. Em muitos países, a participação é muito mais expressiva e representativas nos resultados de comércio exterior. O Brasil tem muito a crescer neste sentido.
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Roberto Ticoulat: a Nota Fiscal eletrônica tornou o Radar, da Receita Federal, totalmente desnecessário para como forma de controle das operações de comércio exterior. É o principal entrave do setor atualmente.
- Mauricio Manfrê, ApexBrasil, destacou a evolução do trabalho do Brasil Trade desde 2008:
– 15 eventos internacionais;
– 550 comerciais exportadoras envolvidas;
– Mais de 760 compradores estrangeiros;
– Mais de 4 mil rodadas de negócios;
– USD 5,6 bilhões transacionados;
– Mais de 5 mil indústrias envolvidas.
- Roberto Ticoulat reforçou a importância de trabalhar com o Brasil Trade Guide e o maior envolvimento e participação dos empresários nas discussões e estratégias de conquista de mercados internacionais. Confira o vídeo com a entrevista gravada ao final do evento:
Algumas das apresentações do V Encontro CECIEx estão publicadas no Slideshare.