O Qatar Museums Authority (QMA) anuncia oficialmente que 2014 será o Ano Cultural Qatar Brasil. O anúncio foi feito no dia da Data Nacional do Qatar, 18 de dezembro, com a presença de centenas de convidados na casa de eventos Porto Vittoria, em Brasília, que contou com apresentações musicais, mostra de artesanato e degustações culinárias.
“Tendo como foco a cultura, a comunidade e o esporte, o Qatar Brasil 2014 apresentará um ano repleto de eventos e intercâmbios entre ambas as nações, fortalecendo os laços entre estes dois grandes países,” declarou a Coordenadora do Projeto Qatar Brasil 2014, Rafah Mouafak Barakat.
Realizado sob a coordenação da Sua Excelência Sheikha Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani, presidente do Conselho de Curadores, o Qatar Brasil 2014 será o terceiro Ano Cultural lançado pelo QMA, após o sucesso dos Anos Culturais Qatar Japão 2012 e Qatar Reino Unido 2013.
“Estamos orgulhosos dos legados deixados e das parcerias criadas pelos Anos Culturais e estamos na expectativa de um ano de exploração e compartilhamento de paixões, talentos e laços culturais entre os dois povos”, comentou Sua Excelência Mohammed Al Hayki, Embaixador do Estado do Qatar no Brasil.
Nos dois últimos Anos Culturais, o QMA deixou legados duradouros entre o Qatar e os povos do Japão e Reino Unido. Com investimentos de mais de 100 milhões de dólares feitos pelo Qatar Friendship Fund, o Qatar continua a ajudar na reconstrução do Japão após o devastador tsunami de 2012. No Reino Unido, a parceria ambiciosa entre a British Library e Qatar Foundation mantém o trabalho de digitalização de mais de 500 mil páginas de documentos históricos, em continuidade do Qatar Reino Unido 2013.
Miguel Blanco, Diretor de Relações Culturais do QMA, acrescentou: “Partindo do Mercado Árabe instalado no centro de Tóquio até a instigante estreia do artista britânico Damien Hirst no Qatar, estou confiante de que vamos chegar a novas alturas com o Qatar Brasil 2014”.
Sobre Qatar Brasil 2014
Qatar Brasil 2014 é um programa de intercâmbio cultural com duração de um ano dedicado a conectar pessoas no Estado do Qatar e no Brasil por meio da cultura, comunidade e esporte. Um ano ativo de exposições instigantes, festivais, competições e atividades inovadoras de intercâmbio cultural em ambas as nações no esforço de fortalecer as relações bilaterais e criar parcerias duradouras entre instituições e indivíduos.
Qatar Brasil 2014 é realizado sob o patrocínio da presidente do Qatar Museus Authority (QMA), Sua Excelência Sheikha Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani, em parceria com o Ministério da Cultura, Artes e Patrimônio do Qatar. É o terceiro Ano Cultural consecutivo lançado pelo QMA, seguindo Qatar Japão 2012 e Qatar Reino Unido 2013.
Sobre o Qatar Museums Authority (QMA)
O QMA está se tornando um líder global no mundo dos museus, da arte, da cultura e de patrimônio histórico. Além disso, é o órgão responsável pelo desenvolvimento dos novos museus de classe mundial que estão sendo construídos no país, como o Museu de Arte Islâmica, o Mathaf (Museu Árabe de Arte Moderna) e o Museu Nacional do Qatar, que deverá ser inaugurado em 2015.
O QMA dispõe de um Gabinete de Relações Culturais Estratégicas (OSCR), que desenvolve e promove projetos culturais. Neste Gabinete encontram-se os programas de intercâmbio cultural bilaterais, dentre eles, os Anos Culturais do Qatar com outros países. O primeiro foi lançado no ano passado, o Ano Cultural Qatar Japão 2012, seguido pelo Ano Cultural Qatar Reino Unido 2013 e o próximo será o Ano Cultural Qatar Brasil 2014. Os próximos em linha serão o Qatar Arábia Saudita 2015, o Qatar China 2016, o Qatar Alemanha 2017 e o Qatar Rússia 2018. Cada Ano da Cultura tem como objetivo aprofundar a compreensão das culturas dos dois países, criando assim o início de parcerias culturais duradouras a nível individual e institucional. Todos os projetos promovem a participação e fruição da arte e da cultura.