Exemplos bem-sucedidos podem ser confirmados com resultados de companhias como Schneider e Manfrim
São Paulo, 09 de setembro de 2015 – A adequação ao cenário econômico nacional, com a desaceleração de negócios e a retração do PIB esperada neste ano, está fazendo com que os processos de gestão empresarial sejam intensivamente testados e aplicados. Redução de custos e corte de despesas, de um lado, e alternativas para crescimento de receita, de outro, com sacrifício mínimo das margens e menor impacto social, são preocupações presentes nas mesas dos principais empresários e executivos do Brasil.
Mathias Mangels, sócio das consultorias Symnetics e do Tantum Group, com atuação internacional, avalia que há um ajuste global na forma de atuação das empresas, com novos desafios. No Brasil, os clientes da Symnetics que empreendem esforços em processos de planejamento e gestão da estratégia para assegurar sua implementação, colocaram grande atenção na otimização da alocação de recursos, investimentos e despesas. De um modo geral, os preços estão sendo revistos e as linhas de produtos, reduzidas, com manutenção do foco em determinados artigos de melhor rentabilidade. “Há muito tempo não se demandava dos executivos brasileiros tanto foco e excelência operacional de forma integrada com a estratégia. A forte retração do consumo que estamos enfrentando em 2015 leva os líderes a exercitar todos os conceitos de gestão empresarial acumulado ao longo de muitos anos”, declara Mangels.
As empresas que investiram em processos de planejamento e gestão da estratégia, inovação e educação nos melhores períodos anteriores, na opinião de Mangels, estão conseguindo projetar a retomada do crescimento já a partir de 2016. Reduzir ao máximo os custos de produção e desenvolver novos produtos mais eficientes, tanto para o consumidor final quanto para empresas, estão entre as prioridades de gestão dos empresários neste momento de acentuada queda de demanda, em geral.
Um exemplo desse direcionamento vem da Manfrim, fabricante da linha Special Dog, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, com crescimento sustentado por uma estratégia robusta de gestão de processos e inovação. Com a meta de dobrar de tamanho em cinco anos, a empresa começou em 2010 um trabalho de consultoria de formulação e gestão da estratégia com a Symnetics. O trabalho consistiu na definição de mapa estratégico, indicadores de aferição de eficiência, alinhamento de gestão e processos estruturados, entre outros. E antes do prazo, em 2014, atingiu seus objetivos, e agora aposta na melhoria da produtividade de seus funcionários. Neste ano, graças a um novo projeto, foi possível aumentar a produtividade na empresa em 35% – sem ter que adicionar um novo turno de trabalho e, ainda, liberando o trabalho aos domingos.
Empresários e executivos em diversos países europeus que enfrentam instabilidades econômicas estão prioritariamente focando na busca de novos fornecedores de produtos e serviços como alternativa para o crescimento. A revisão de seus processos internos de gestão e de inovação são temas que têm espaço contínuo no dia-a-dia das empresas, pois buscam as melhorias no longo prazo. Contam também com o traço cultural de vocação para inovação e novos desenvolvimentos de produtos mantidos mesmo nas fases econômicas mais difíceis, tornando a retomada do crescimento rápida e sustentável no longo prazo.
Adotando esta cultura internacional, a companhia Schneider Electric mantém no Brasil um programa extensivo de promoção de inovação de produtos e processos de gestão. Hoje trabalha no processo de engajamento de equipes e desenvolvimento de talentos na estratégia corporativa como fatores principais para que os profissionais ajam com espírito empreendedor dentro da empresa para que a inovação aconteça. A Schneider lançou a rede de inovação NeoNET para promover a criatividade e agregar as inovações trazidas por seus colaboradores. A adesão à rede foi expressiva e as pessoas envolvidas passaram a trabalhar com temas de liderança, gestão organizacional, empreendedorismo interno, entre outros que não faziam parte do dia a dia de seus trabalhos. Os resultados são verificados no desenvolvimento de novos produtos e acesso a novos mercados para a empresa, além do desenvolvimento pessoal dos colaboradores.
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Sobre a SYMNETICS
A Symnetics é uma consultoria top of mind em gestão no Brasil, precursora de diversos movimentos de gestão no país, a exemplo do Balanced Scorecard/Gestão da Estratégia (junto com Robert Kaplan e David Norton) e Cocriação de Valor através das Experiências (junto com Venkat Ramaswamy e Francis Gouillart). Com um estilo de trabalho único, que combina cocriação de soluções para o contexto de cada organização, atuação em rede e estímulo ao aprendizado na prática, a Symnetics tem mais de 600 clientes na América Latina, Europa e África, vários deles premiados e citados em publicações internacionais pela excelência na execução de suas estratégias. A empresa realiza anualmente o Strategy Execution Summit, evento referência no mercado onde se discutem temas de inovação e gestão estratégica reunindo altos executivos e líderes empresariais. Veja mais sobre o Summit 2015 em www.summit2105.com.br.
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