As empresas brasileiras com negócios em alimentos e bebidas e, também, em serviços de logística e exportação, presentes na Prodexpo 2015, em Moscou, estão voltando animadas com os negócios realizados ali. Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, 35 empresas brasileiras e sete comerciais exportadoras dedicadas a esse mercado internacional estiveram nos espaços da Prodexpo apresentando e negociando os mais diversos produtos nacionais.
Na semana de duração da feira, que se realiza anualmente e reúne indústrias de várias partes do mundo, os empresários brasileiros presentes junto com o Ceciex fizeram 170 contatos de negócios, e já garantiram exportações de mais de US$ 500 mil. Além de compradores da própria Rússia, também se interessaram pelos produtos brasileiros países como Letônia, Turcomenistão, Cazaquistão, Bulgária, Somália e Inglaterra.
Visitada por mais de 50 mil pessoas e ocupando um espaço de mais de 48 mil metros quadrados, essa edição é a 21º da Prodexpo e tida como a maior de todos os tempos. Desta vez, como tem acontecido nos últimos cinco anos em vários eventos setoriais ao redor do mundo, a presença dos expositores e compradores chineses surpreendeu, mas confirma a realidade do crescimento daquela economia, a segunda maior atualmente, perdendo apenas para os Estados Unidos.
O estande dos produtos apresentados pelo grupo das comerciais exportadoras capitaneados pelo Ceciex fez parte do espaço Pavilhão do Brasil, organizado pelo Ministério da Agricultura e pelo Ministério das Relações Exteriores, também presentes com seus representantes. O pessoal do escritório local da Apex Brasil, por sua vez, fazendo uso de seus relacionamentos e conhecimento da realidade russa, cuidou de marcar reuniões e apresentar vários empresários brasileiros para os compradores locais, ampliando o relacionamento das empresas brasileiras com o rico mercado local.