Em recente estudo sobre consumo e hábitos de compartilhar notícias de seus leitores internacionais, a CNN identificou que 43% do compartilhamento de notícias online ocorre via redes e ferramentas sociais tais como Facebook, Twitter, YouTube e MySpace, seguido de e-mail (30%), SMS (15%) e instant messenger (12%). Os resultados apontam que as divulgações de notícias online por redes sociais contribuíram para o aumento geral de consumo de notícias nos Estados Unidos, tendência anteriormente prevista e complementada pelo estudo da Pew Research Center.
Outros dados interessantes:
- 27% dos maiores divulgadores (ao menos seis matérias por semana) partilham 87}% de todas as notícias online divulgadas.
- A média de partilhamento de notícias é de 13 matérias por semana e recebem 26 por redes sociais e/ou e-mail
- As motivações para compartilhar as publicações nas redes variam regionalmente. Na América do Norte e Europa, usuários encaminham conteúdos que entendem serem relevantes, enquanto que na região Ásia-Pacífico os conteúdos tendem a reforçar identidades e crenças próprias.
Tais estudos reforçam os entendimentos sobre as tendências dos diversos públicos quanto a hábitos de leitura e influenciadores, fundamentais para a elaboração de estratégias de comunicação eficazes.
(fonte: Mashable)