A ONG Keep Child Alive – KCA conseguiu mobilizar famosos engajados em redes sociais como Twitter, Facebook, MySpace entre outras para chamar a atenção da sociedade para o problema crescente da AIDS na África. Só que desta vez, ao invés de ficarem recheando suas páginas com postagens, se declararam oficialmente “mortos” desde o dia 01 de dezembro. Nas redes sociais.
Numa ação muito bem orquestrada, personalidades fizeram seu último testamento declarando que enquanto a campanha de arrecadação de US$ 1 milhão não for concluída com doações de fãs e outros tantos que os seguem, não publicarão um post sequer em qualquer uma das redes que participam. No site da campanha aparecem fotografados deitados em caixões e com um grande aviso de que a personalidade está morta. De fato, ao entrar nas contas de Twitter e Facebook de Lady Gaga, Justin Timberlake, Serena Williams, Alicia Keys (veja aqui o testamento), Lenny Kravitz, Usher, Elijah Wood, entre tantos outros, a mensagem que se encontra é sempre em torno de “Estou morta. Sacrifiquei minha vida digital. Digite GAGA para o número 90999 para doar US$ 10.00”. Aliás, qualquer pessoa pode se declarar morta nas redes sociais, aumentando a lista dos engajados na ação.
Nada mais chamativo numa sociedade conectada a tantas redes sociais do que a parada brusca e coletiva de ídolos. A ação quebra um paradigma de comunicação atual onde o que mais importa é ter presença constante para obter a atenção dos públicos. Quanto mais twitar, melhor. De um modo geral, as publicação nas redes sociais pessoais giram em torno de opiniões, discussões, fatos em torno da atividade profissional, comentários de fatos do dia-a-dia, conteúdos muitas vezes sem qualquer relevância social ou para terceiros. Neste caso, a ausência coletiva deve chamar a atenção de fiéis seguidores para que olhem para uma causa que merece a atenção e o engajamento social em torno de algo além do que encontram normalmente. E espera-se que a reação de doar algum valor tenha ao menos dois significados: o interesse em ajudar a causa e poder ressuscitar seus ídolos. Até o dia 05/12, a campanha arrecadou pouco mais de US$ 290 mil. No dia 07/12, chegou ao valor de US$ 1 milhão.
A campanha tem o suporte de videos, wallpapers, website próprio com depoimentos pessoais em gravações de muito boa qualidade.