“Na época, não parecia ser um grande negócio”, explicou Neil Papworth, o engenheiro britânico de 22 anos de idade, após o envio de mensagem de texto primeira vez no mundo em 3 de dezembro de 1992. Quase 20 anos atrás, para o dia de hoje, Neil marcou seu lugar na história, ao revolucionar a comunicação como a conhecemos, através do envio de uma mensagem de texto que dizia: “Happy Christma”, assim mesmo, sem a letra “s”. A simplicidade elegante desta mensagem logo passou a definir a própria natureza da plataforma que cresceu e se tornou um marco da comunicação móvel no século 21.

No início, o SMS foi visto como uma maneira inteligente de funcionários de uma das operadoras de enviar mensagens simples para os outros e, naquele momento, a indústria sabia pouco sobre o impacto que a tecnologia teria sobre bilhões de pessoas em todo o mundo. Embora a primeira mensagem de texto ter sido enviada em 1992, apenas um ano mais tarde, em 1993, foi quando a primeira implementação comercial de um centro de serviço de mensagens curtas (SMSC) foi instalado pela Aldiscon, agora parte da Acision na Telia (atual TeliaSonera), na Suécia e o primeiro SMS comercial foi enviado. No entanto, mensagens móveis não se tornou lugar comum até o início do ano 2000. Usuários móveis do Reino Unido hoje enviam, em média, 50 mensagens de textos por semana, de acordo com a Mobile Operator Association. No Brasil, usuários chegam a enviar, em média, 81 mensagens de texto por semana, gerando um faturamento perto de R$ 1 bilhão por trimestre às operadoras locais, de acordo com os dados da pesquisa MAVAM, 2012, divulgados pela Acision, empresa líder mundial em mensagens móveis.

A evolução das mensagens de texto ao longo dos últimos 20 anos tem sido simplesmente incrível. Com um alcance potencial de mais de cinco bilhões de pessoas em todo o mundo e impressionante percentual de 98% de mensagens que estão sendo abertas e lidas, se tornou o serviço de mensagens pessoal lider no mundo, que é usado por todos os dados demográficos e grupos etários.

Mas por que o texto? E o mais importante, por que é ainda popular ainda hoje? Isso é algo que pode, talvez, ser entendido somente por meio de uma compreensão psicológica mais profunda da mente humana. De acordo perito em comunicação e psicólogo Graham Jones, por trás dos pensamentos das pessoas está a necessidade de fazer tudo com o menor esforço possível: “Nós instintivamente procuramos a maneira mais fácil de nos comunicarmos.” Desde seu início, com a mensagem simpes e direta, “Happy Christima”, mensagens de texto cresceram para incorporar a comunicação na sua forma mais simples.

Na verdade, a noção de simplicidade do SMS antecede o próprio meio. Já em 1985, o pesquisador Friedhelm Hillebrand estava pensando sobre a adição de um serviço de mensagens de texto para o sistema de telefonia celular nascente. Ao fazer isso ele digitou várias declarações e mensagens breves para uma máquina de escrever e descobriu que todas as mensagens se encaixam dentro de 160 caracteres, que passou a definir a própria natureza do meio – Serviço de Mensagens Curtas (SMS). O comprimento que Friedhelm considerou “perfeitamente suficiente” para todos os fins de comunicação também serviu de base para a popular rede social Twitter -, demonstrando mais uma vez que a simplicidade é a chave.

Mesmo com a ascensão do Over-the-Top (OTT) e mensagens instantâneas (IM), especialistas da indústria acreditam que as receitas de SMS continuarão a aumentar a nível mundial, estimando-se que as redes móveis ganharão USD 726.000 milhões dólares com SMS nos os próximos cinco anos (Portio Research). Curiosamente, no entanto, o serviço permaneceu fundamentalmente inalterado desde a sua criação e a natureza ubíqua de SMS, entre outros fatores, contribuíram para o seu sucesso: alcance, confiabilidade, velocidade, facilidade de uso e sua taxa de abertura. Tais atributos ajudaram a dar ao SMS posição dominante, mas com a paisagem de mensagens móvel atual desenvolvendo a um ritmo impressionante, mantendo-se relevante ao enriquecer a experiência do usuário, fundamental para a coexistir no mundo móvel de hoje.

Independentemente da plataforma, pesquisa junto a 1250 usuários nos Estados Unidos e Reino Unido mostra que os usuários móveis necessitam de um serviço com o alcance universal e de qualidade, mas também com características enriquecidas. Paralelamente, há uma oportunidade enorme e inexplorada para as operadoras e marcas para alavancar o SMS como uma plataforma de engajamento. SMS tem o maior alcance de todos os canais de conectividade e é um dos meios mais confiáveis de comunicação. Ele permite às empresas alcançar e engajar com usuários móveis, clientes e funcionários, com a entrega com taxa de confiança e garantia de 99,9% de ser lido quase que imediatamente. Para os consumidores, recebendo um texto lhes dá o controle ao poder optar ou não por uma ação. O desafio enfrentado por marcas é garantir que elas forneçam um serviço altamente segmentado e relevante para gerar uma resposta positiva. Mesmo duas décadas após o seu início, mensagens corporativas são ainda uma rota relativamente imatura e inexplorada. No entanto, se o SMS inteligente for usado como uma ferramenta de engajamento poderá ser o maior vencedor entre todas as alternativas de mensagens pessoais móveis. Diversos serviços públicos usam hoje as mensagens de SMS de modo a permitir, por exemplo, a comunicação de agendamento para atendimento de saúde, notificações localizadas de emergências. Bancos e operadoras de cartão de crédito usam o serviço para as mais diversas comunicações tais como registros de operações bancárias, saldos, informações de compra, senhas, entre outros. E as novas funcionalidades inteligentes dos serviços de mensagens conhecidas como Rich Communication Service enhanced – RCS-e, permitirão tal posicionamento de destaque no cenário das comunicações por mensagens móveis.

Portanto, devemos dizer: “Feliz aniversário de 20 anos, SMS”, como nós olhamos agora para o que pode ser feito para evoluir e enriquecer este canal de comunicação bem-sucedida. Você nunca sabe, talvez comemorando o 40 º aniversário de SMS e mensagens com um estrondo em 2032. E para celebrar a data, a Acision lançou o blog “The Art of Messaging”, visando dinamizar as discussões sobre as tendências em torno da tecnologia.

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