Lembrando a conversa com um empresário de uma grande empreiteira há alguns anos: “Ainda bem que o Corinthians foi campeão. Posso esperar aumento na produtividade em mais de 20% no decorrer da semana”.
O impacto na moral das pessoas por conta de alguns fatos faz toda a diferença. Lendo as notícias e manifestações de muitos brasileiros pelos jornais e redes sociais, estão se sentindo mais motivados hoje, com as perspectivas e expectativas de mudanças e reconquistas.
De fato, ainda que as primeiras declarações dos novos empossados no governo deixem claro que ainda estão levantando informações sobre o legado do governo Dilma / PT para poder ter uma clara visão dos problemas e desafios, já se fala em medidas fiscais duras. Como recomendava Maquiavel há séculos, melhor adotar todas as medidas necessários e impopulares no início de governo, para ter tempo de reconquistar a confiança do povo no decorrer do mandato. E a economia estagnada do país precisa de tratamento na base de UTI para poder se recuperar. Tudo o mais como redução da máquina de governo deve ser ato contínuo, sempre é hora para cortar gastos. Como diz um bem sucedido empresário “cortar custos é como cortar unhas, tem que ser feito toda semana”.
Muita água a rolar e muito trabalho sério pela frente para que efetivamente ocorram as mudanças, os investimentos retornem ao país e a economia retome o crescimento. Por enquanto, aproveitar o ânimo após tantos vais e vens da política e da economia. E um pouco de estabilidade fará muito bem a todos.