Resenha do dia 27/06/2012
O Strategy Execution Summit reuniu mais de 250 empresários e gestores públicos para participarem dos debates sobre Sustentabilidade nos Negócios. A presente edição contou com um grande diferencial que é a presença do professor Robert Kaplan, da Harvard Business School, um dos criadores do Balanced Scorecard e consultor de grandes empresas em todo o mundo, que dedicou todo o dia a enfatizar a importância das mudanças na forma de pensar a gestão dos negócios para que se adequem aos novos desafios econômicos e sociais atuais.
O prof. Kaplan destacou que os dois pontos mais importantes na gestão atual são Liderança e Gestão de Riscos, sem os quais empresas e gestores públicos não conseguirão sustentar os negócios no longo prazo. O capitalismo, em seu atual estágio, demanda dos gestores uma nova forma de pensar, mais vinculada às práticas colaborativas e menos dependentes do Estado. Entre os pontos mais relevantes apresentados no decorrer do dia está a transformação do sistema capitalista. As discussões empresariais se concentram em alguns temas:
- Sustentabilidade
- Estratégias colaborativas, avanço com a visão do Kaplan, importância da comunidade
- Risco de negócio – caso Volkswagen, olhar mais profundo da estratégia
- Como as empresas estao implementando as estratégias
Em sua Harvard Master Class, junto com a Volkswagen, abordou a relevância da Gestão de Riscos como parte fundamental na estrutura de gestão. O prof. Kaplan chamou a atenção dos brasileiros para os novos desafios. Na opinião dele, o capitalismo de ontem não será válido amanhã. Destacou 10 temas que forçam a necessidade mudança. Entre estes, existem três características que não podem conviver simultaneamente, ainda que duas por vez:
- Plena democracia
- Economia de mercado
- Desigualdades muito grandes
Tais características são inconsistentes entre si. No Brasil, a gestão tenta conviver com as três, o que demonstra uma fragilidade. Destacou a necessidade de responsabilidade do setor privado para buscar ser mais sustentável no longo prazo.
A Clínica que tratou da gestão pública apresentou que há avanços nesta área, com o caso do Estado de Tocantins e do INT. O governo do Tocantins deu foco no uso dos recursos. Da proposição inicial que contou com mais de 1.200 ações, resultaram em 42 que efetivamente geravam resultado à sociedade.
A Clínica que tratou de Design Thinking com o executivo da Continuum demonstrou que as empresas brasileiras enfrentam cenário de exposição a produtos de menor custo vindos de outros países e que a Inovacao via design é a melhor alternativa para enfrentar a concorrência. A Continuum busca posicionar produtos em mercados emergentes, desenvolvendo projetos de ponta a ponta, com vistas a agregar mais valor. Empresas hoje exportam valor agregado e serviço. O design é o caminho para criar um olhar mais focado na necessidade das pessoas. As empresas líderes multinacionais devem usar design de forma sistemática. Passou a ser processo para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. União da pesquisa de consumidor, engenharia, produtos e marketing, considerando toda a estrutura de custos e viabilidade no mercado. Isto gera uma equação complexa para as empresas resolverem como desenvolver e lançar produtos.
O painel sobre Sustentabilidade reuniu os executivos das empresas AES Brasil, Santander, Bradesco Seguros e Itaú-Unibanco. O principal objetivo do painel foi qualificar melhor o tema sustentabilidade posicionando como parte integrante da estratégia de negócios das empresas. Foi mostrada a evolução do tema, que passou a ser incorporado ao DNA das empresas, e não mais como um departamento isolada na organização.
Programa realizado no dia 27:
Tendências em Gestão que Orientarão a Evolução das Empresas no Brasil e no Mundo
Professor Dr. Robert Kaplan – Professor | Harvard Business School
Clínica 1 – Sala Volkswagen de Estratégia: Harvard Master Class: Executando a Estratégia e Gerenciando Seus Riscos
Professor Dr. Robert Kaplan – Professor | Harvard Business School
Christopher Davies Junior – Diretor Supervisor Executivo da Área de Gestão | Volkswagen do Brasil
Clínica 2 – Inovação Estratégica através do Design Thinking: Práticas e Experiências
Anthony Pannozzo – Diretor | Continuum
André Ribeiro Coutinho – Diretor | Symnetics
Clínica 3 – Transparência na Gestão Pública – Método Prático e Eficaz para Priorização de Iniciativa
Marcelo Torres Pinheiro – Superintendente de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas | Governo do Tocantins
Maria Tereza Garcia Duarte – MSc, Chefe da Divisão de Estratégias Tecnológicas | DIES/INT
Rogério Caiuby – Diretor | Symnetics
Estratégias Colaborativas: Como definir estratégias inovadoras, diferenciadas e competitivas a partir da construção conjunta e engajamento de múltiplos públicos de interesse
Professor Dr. Robert Kaplan – Professor | Harvard Business School
Henry Hanssens Oportot – Director Cluster de Codelco
Juan Pablo Schaeffer – Gerente General de Asuntos Corporativos y Sustentabilidad de Codelco
Raúl Frias – Diretor da Symnetics Chile
Painel Hall Of Fame – mediação do Prof. Dr. Robert Kaplan: Experiências de Sucesso das Empresas ganhadoras do Hall of Fame: prêmio internacional dos professores Norton e Kaplan às melhores implementações de Gestão da Estratégia com o BSC e com resultados expressivos
Professor Dr. Robert Kaplan – Professor | Harvard Business School
Márcio Filomeno – CFO | Schincariol
Dr. Josef-Fidelis Senn – Vice-Presidente de Recursos Humanos | Volkswagen do Brasil
Painel Sustentabilidade: A Sustentabilidade Como Estratégia de Negócio
Marco Rossi – Presidente | Bradesco Seguros
Oscar Rodriguez Herrero – Vice Presidente de Gestão de Riscos | Santander
Britaldo Soares – Presidente | AES Brasil
Denise Hills – Superintendente de Sustentabilidade | Itaú-Unibanco
Isaac Edington – Diretor Presidente | Instituto EcoD
Maria Auxiliadora Moraes Amiden – Diretora de Educação | Symnetics